terça-feira, 28 de julho de 2009

Férias de Inverno


Dica de Exposição:
Neste ano de 2009 se comemoram os 200 anos do nascimento de Darwin, em 12 de fevereiro de 1809, e também os 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies por meio da seleção natural. A obra, que revolucionou a ciência em relação ao surgimento e a evolução dos seres vivos, começou a ser concebida durante a viagem do navio Beagle, em que o jovem Darwin, então com 22 anos, esteve presente como naturalista, disposto a explorar as localidades visitadas e coletar o maior número possível de espécimes.

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, mostra aos visitantes a exposição (R)Evolução de Darwin. Nela se conhecerá as etapas e repercussões da viagem do Beagle, em três andares de emoção, conhecimento e diversão. A exposição está dividida em A Viagem do Beagle; A Origem da Vida; A Evolução; A Biodiversidade e A Vida e Obra de Darwin. A exposição mostra como eram os primeiros seres vivos da terra, como surgiram e como a biodiversidade atual surgiu a partir destes pequeníssimos seres.

A mostra inclui uma réplica do Beagle, que pode ser vista logo no começo da "viagem" - na proporção de 1:4 com 8 metros de comprimento e 9 metros de altura, com as velas. Após embarcar neste navio, o visitante pode ver o aparelho que simula as condições em que se formaram as primeiras moléculas precursoras da matéria orgânica necessária ao aparecimento da vida na Terra, há cerca de 4 bilhões de anos (uma reprodução do experimento de Oparin Miller); a árvore filogenética da vida; o que Darwin viu no Brasil, quando conheceu matas baianas e fluminenses à procura de plantas, insetos e animais e que o auxiliaram a criar a sua teoria e suas descobertas em outros locais, como as ilhas Galápagos. Há também uma parte da exposição que reconstrói o escritório de Darwin nos arredores de Londres, local em que o cientista estudou e elaborou suas teorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário